Quando o melhor é dificultar...

Você já se deparou com imagens de trabalhos seus sendo usadas por outra pessoa? Já viu imagens conhecidas, de pessoas amigas, em blogs alheios, sem os devidos créditos?
Pois é, isto já aconteceu comigo por diversas vezes...
Se acha que isso é um absurdo, veja o caso de apropriação indébita de imagens neste post da Margaretss. É pra se indignar mesmo e muito...
E pensando nisso tudo, achei legal dar umas dicas sobre como marcar imagens.
É óbvio que são dicas "básicas", para quem como eu, não tem conhecimentos avançados de edição de imagens ou é expert em Photoshop ...
Mas que no dia a dia já percebeu que todo cuidado é pouco para evitar ou pelo menos dificultar a ação de pessoas inescrupulosas.
Primeiramente, na hora de colocar marcas d'água em suas imagens, procure sempre colocar "sobre" a imagem ou objeto principal da foto. Não adianta colocar marcas ou nomes nas bordas fora da imagem, pois assim fica fácil apagar ou recortar a imagem retirando o texto...
Veja por exemplo nesta imagem, coloquei meu nome em negrito embaixo da imagem da bonequinha e com um simples recorte no "paint", retirei sem qualquer dificuldade.


 

Outra dica é usar marca d'água mesmo em sites que possuem o recurso de "bloqueio de cópias", como o Flickr, por exemplo, pois isso impede que se faça download direto da imagem, mas ainda se pode copiar estas imagens através do "Print Screen" e por isso, o ideal é colocar sempre seu nome ou o endereço do blog.
E pra facilitar a vida indico um site para fazer a marca d'água e ainda aplicar molduras, efeitos, corrigir fotos e muito mais... Vale a pena conhecer...


Fiz um pap basiquinho pra quem não conhece, mas na hora de montar a antinha aqui esqueci de mudar o idioma, por isso no primeiro quadro mostro onde alterar para o português , assim fica mais fácil não é?kkkkkk
Deixei o restante em inglês mesmo...mas está fácil de entender.... 
Qualquer dúvida é só deixar comentário que respondo, ok?



























Nestes sites você vai poder fazer muitas artes com suas fotos, desde coloca-la como uma obra de arte na parede de um museu, como aplicar caricaturas emuito mais!

http://www.fototrix.com/globes/things.as

Você usa marca d'água em suas imagens? Conhece outros meios? Tem dicas legais pra compartilhar? Conta pra gente... vai...

4 comentários:

  1. Oi querida,
    Te agradeço pelo apoio mas ainda me recuso a botar marca d'agua em cima das fotos. Sei la, acho que sou meio cabeça dura.
    mas enfim, vamos esperar o dia que as pessoas tenham consciencia de dar o credito quando copiar.
    obrigada pelo carinho.
    Beijos
    Margaret

    ResponderExcluir
  2. Vim retribuir a sua vista, quanto ao post eu marco as minhas fotos com o meu logo mas sei que não chega mas sinceramente so me stresso quando alguém ganha dinheiro usando com as minhas fotos dizendo ser delas aconteceu aqui em Luanda comigo uma menina usava no facebook imagens minhas como sendo os convites feitos por ela imagina como eu fiquei a menina em 10 min retirou logo do ar as minhas fotos mas fiquei magoada

    ResponderExcluir
  3. Olá Rosana, obrigado pela visitinha!
    Bjks
    Marília

    ResponderExcluir
  4. rapidinho, desculpa ta?
    Oh, amei tua visita e recadinho
    Passa lá no XERETANDO NAS ARTES(http://nayara-artes.blogspot.com/2011/06/pensei-e-repensei.html) Tem sorteio, beijos no teu coração

    ResponderExcluir