Vidros... vidrinhos e vidrões....

Semana passada li um texto da Chris do Casa da Chris , falando sobre o uso do vidro... E fiquei com isso na cabeça.
Primeiro porque sou apaixonada por vidro...Acho um material lindo, que possibilita peças incríveis e que pode ser reciclado, reaproveitado, reutilizado... Além da vantagem de possibilitar embalagens "retornáveis" que só colaboram com o meio ambiente.Pra saber mais clique aqui!
E oque as arteiras de plantão tem a ver com isso? Tudo!!! Nesse nosso mundo colorido podemos aprender a aproveitar melhor este material que passa por nossas mãos todos os dias e são descartados sem dó.
Assim o tema de hoje é decoração de potes e garrafas de vidro:



Pra começar, melhor esclarecer que este é o método que “eu” uso... Já faço artesanato há muitos anos, comecei numa época em que não existia tanta opção de marcas e produtos. E como já morei em várias partes deste Brasil enormeee... sei que em muitos lugares não encontramos produtos específicos de forma alguma! Já passei muitas dificuldades, procurando materias sem encontrar... por isso sou adepta da “lista básica”(materiais de fácil acesso).
Oque vier depois é lucro... Estamos combinados?



Material:

Vidros de tamanhos e formatos variados. Podemos aproveitar todo e qualquer recipiente de vidro, como vidros de conservas, de azeite, garrafas de bebidas, etc.
Uma dica: os restaurantes e pizzarias consomem muitos tipos de conservas como palmitos, por exemplo... e descartam grande quantidade deste material...É só perguntar...rsrsrs
Tinta Látex Suvinil ou similar... a base da tinta látex é a mesma da tinta pva dos potinhos vendidos em casas de materias artisticos, uso látex para pintar quase todos os tipos de materiais: vidro, madeira, mdf,latas...
Normalmente compro uma latinha de cor branco neve e preparo outras cores,separando porções em vidros ou potes. Uso binasgas de corante próprio para látex para colorir.
Outra opção é fazer cores díficéis como o vermelho, o roxo, etc nas próprias lojas de materias de construção e pintura, nas máquinas self color. O pote rende bem e você economiza um bom dinheiro, rsrsrs
Papel ou guardanapo para decoupagem
Cola branca Cascorez Extra – Rótulo azul
Tesoura de ponta fina para recortes detalhados
Primer Galvacryl da Renner – o primer é um “promotor “ de aderência...Isto é, facilita a fixação da tinta ao vidro. Este é vendido em lojas de material de construção e é fácil de ser encontrado. Uso este mesmo produto para as latinhas.
Além deste, no mercado existem diversas marcas como Daiara, Acrilex, Corfix.
Além disso tem ótimo rendimento e por ser branco, é uma ótima “base” para qualquer cor ou técnica que desejar fazer depois...
Verniz Vitral - Acrilex ou Gato preto. Eu prefiro usar o verniz vitral em peças para a cozinha que vão ser limpas com mais frequência, pois ele proporciona uma melhor impermeabilização da peça e proteção mesmo quando lavadas.
Obs.: a peça pode ser “lavada” rapidamente com detergente e água, mas “não” pode ser deixada de “molho”, pois danifica o trabalho.
Para peças decorativas que não necessitam de limpeza extra, pode-se usar verniz acrílico, também encontrado em lojas de material de construção.
Pincel largo para aplicar o primer.
Pincéis diversos para pinturas posteriores
Esponja macia
Pano macio e alcool para limpar o vidro.
Thinner para limpar o pincel usado para aplicar o primer.



Em primeiro lugar, retire todos os rótulos e a cola que estiver no vidro.
Em alguns casos, deixar o vidro de molho em água morna facilita a remoção dos rótulos.. Em outros casos é necessários raspar e limpar com solvente como água raz.
Lave bem com água e sabão. Seque bem e passe o pano com alcool para garantir que não haverá vestigio de sujeira ou gordura. Isso é fundamental .
Passe uma demão de primer com o pincel largo e macio. Cuide sempre para não ficar sobrepondo pinceladas , pois o primer ao começar a secar, se passarmos o pincel várias vezes no mesmo lugar, começa a “formar grumos”.Uma demão uniforme é suficiente.
Deixe secar bem.


Pinte com a tinta látex, na cor que desejar. Deixe secar. Passe uma segunda demão da cor desejada, de maneira que a peça fique totalmente coberta e uniforme.
Deixe secar bem.
Você pode incrementar seu trabalho fazendo técnicas variadas na peça, esponjado, craquelê, pátina.
Recorte as figuras como desejar, no caso de guardanapos, separe a folha da estampa que vamos usar, das folhas brancas.
Depois da pintura bem seca, passe cola branca no verso das figuras e aplique no vidro na posição que preferir.
No caso dos guardanapos, por serem frágeis, aplico a cola no vidro no lugar que desejo colocar a figura, coloco o guardanapo cuidadosamente.
Coloco um saco plastico por cima e com cuidado, sobre este plástico,passo um pedaço de tecido, para alisar e retirar todas as bolhas de ar.Retire o plástico. Deixe secar.


Passe uma camada generosa de verniz vitral, neste caso uma demão bem passada é suficiente.
Ou passe duas demão de verniz acrílico, com intervalo de secagem entre elas...
Para a tampa, fiz uma capa usando um disco de tecido, com acabamento em viés. Neste caso foi colado com a cola branca, impermeabilizado com o verniz vitral e depois de seco, decorado com botões de madeira e um laço de palha da costa.
Esta tampa pode ser feita também pintada, da mesma forma que o vidro, ou ainda decorada com tecido, crochê, feltro... enfim.. do jeito que a criatividade mandar, rsrsrsrs
E então? Gostaram?Dúvidas?Sugestões?rsrsrs




Mil idéias...mil talentos...
(Clique no nome do artista e conheçam outros trabalhos...)

Preto, branco e vermelho...

Com fios coloridos...

  

By Karol Borges

Com chita...
 


Cores e texturas lindas...

By Paulo Gomes


 Um conjunto super colorido...

By Janice

 Com sisal e tecido...


by Mi Mimusk

14 comentários:

  1. Rosana,

    Adorei suas instruções, tenho vários guardanapos de decoupage e preciso fazer algo com eles, agora ficou mais fácil, rs.
    Tudo muito lindo sem falar na lição de preservação que está passando.
    Beijos e bom final de semana

    ResponderExcluir
  2. Adorei estas garrafas, principalmente as cobertas com chita e as vermelhas estampadas... Que ótimas idéias. bjo.

    ResponderExcluir
  3. Este trabalho de reciclagem de garrafas está
    M A R A V I L H O S O!!!!!! Já estou seguindo seu blog, pois é nota "10". Parabéns! Tem ótimas idéias! Beijo, Eunice.
    http://efacilserfelizartesanais.blogspot.com/
    efacilserfeliz.artesanais@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. é a primeira vez que vejo alguém tão generosa em passar o passo a passo para realmente ensinar corretamente... já trabalho com pintura em vidro a quase 2 anos e meio... e sempre tive duvidas sobre os vernizes a serem utilizados... muito obigada

    ResponderExcluir
  5. Amei seu blog e seus trabalhos! Simplesmente maravilhoso!!
    To fazendo alguns arteanatos em vidros e latas e amei suas sugestoes.
    bjos

    ResponderExcluir
  6. MUITO BOM TER PESSOAS QUE DIVIDEM CONOSCO OS TRABALHOS, NOS AJUDAM A ECONOMIZAR rsrsrs ENFIM, SOLIDÁRIAS COMO VOCÊ E SUPER CRIATIVAS. BELOS TRABALHOS !!! PARABÉNS E SUCESSO!!!

    ResponderExcluir
  7. Estão lindas!!! O disco de tecido com vies para a tampa é voce quem faz ou ja compra pronto? Não costuro então se encontrar pronto é melhor... Beijos e Parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lecy,
      Eu mesma faço o revestimento das tampas, são círculos de tecido com viés costurado à máquina, na borda.
      Uma outra opção seria colar o viés com cola branca e fazer pespontos largos (á mão)com linha de bordar, para garantir a fixação e decorar.
      Obrigada.
      Beijos.

      Excluir
  8. Que ótimo! Muito bem explicado e tudo de bom gosto. pena que não dá para "copiar e colar"!! Tem que fazer, ai!! Espero conseguir! Bjs. e obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
  9. Perfeito seu trabalho e a maneira como explica é fantástica!Estou arriscando a fazer vidros,mas com suas explicações ficou bem mais fácil.Obrigado!!!

    ResponderExcluir
  10. achei muito bonito seu trabalho parabéns, também faço artesanato é muito gratificante saber que nossos produtos depois de prontos ficam uma beleza.

    ResponderExcluir