Make Issue One .. é só pegar...

Que tal uma revista pra se inspirar?
Revista Make Issue One...totalmente "Free"!!! É só clicar aqui...


Roupinhas no Varal...

Algumas idéias são preciosas por sua simplicidade... esta é uma... Fiquei encantada assim que vi!
Não é uma alegria para os olhos este varal decorativo? O quarto das crianças ficou com um colorido incrível e ainda deu um toque de diversão ao ambiente.
E possibilita variações incriveis com tecidinhos, feltro, eva, etc... Basta usar e abusar da criatividade!
Quer fazer? Clica aqui...




By Make It and Love It.

Vidros... vidrinhos e vidrões....

Semana passada li um texto da Chris do Casa da Chris , falando sobre o uso do vidro... E fiquei com isso na cabeça.
Primeiro porque sou apaixonada por vidro...Acho um material lindo, que possibilita peças incríveis e que pode ser reciclado, reaproveitado, reutilizado... Além da vantagem de possibilitar embalagens "retornáveis" que só colaboram com o meio ambiente.Pra saber mais clique aqui!
E oque as arteiras de plantão tem a ver com isso? Tudo!!! Nesse nosso mundo colorido podemos aprender a aproveitar melhor este material que passa por nossas mãos todos os dias e são descartados sem dó.
Assim o tema de hoje é decoração de potes e garrafas de vidro:



Pra começar, melhor esclarecer que este é o método que “eu” uso... Já faço artesanato há muitos anos, comecei numa época em que não existia tanta opção de marcas e produtos. E como já morei em várias partes deste Brasil enormeee... sei que em muitos lugares não encontramos produtos específicos de forma alguma! Já passei muitas dificuldades, procurando materias sem encontrar... por isso sou adepta da “lista básica”(materiais de fácil acesso).
Oque vier depois é lucro... Estamos combinados?



Material:

Vidros de tamanhos e formatos variados. Podemos aproveitar todo e qualquer recipiente de vidro, como vidros de conservas, de azeite, garrafas de bebidas, etc.
Uma dica: os restaurantes e pizzarias consomem muitos tipos de conservas como palmitos, por exemplo... e descartam grande quantidade deste material...É só perguntar...rsrsrs
Tinta Látex Suvinil ou similar... a base da tinta látex é a mesma da tinta pva dos potinhos vendidos em casas de materias artisticos, uso látex para pintar quase todos os tipos de materiais: vidro, madeira, mdf,latas...
Normalmente compro uma latinha de cor branco neve e preparo outras cores,separando porções em vidros ou potes. Uso binasgas de corante próprio para látex para colorir.
Outra opção é fazer cores díficéis como o vermelho, o roxo, etc nas próprias lojas de materias de construção e pintura, nas máquinas self color. O pote rende bem e você economiza um bom dinheiro, rsrsrs
Papel ou guardanapo para decoupagem
Cola branca Cascorez Extra – Rótulo azul
Tesoura de ponta fina para recortes detalhados
Primer Galvacryl da Renner – o primer é um “promotor “ de aderência...Isto é, facilita a fixação da tinta ao vidro. Este é vendido em lojas de material de construção e é fácil de ser encontrado. Uso este mesmo produto para as latinhas.
Além deste, no mercado existem diversas marcas como Daiara, Acrilex, Corfix.
Além disso tem ótimo rendimento e por ser branco, é uma ótima “base” para qualquer cor ou técnica que desejar fazer depois...
Verniz Vitral - Acrilex ou Gato preto. Eu prefiro usar o verniz vitral em peças para a cozinha que vão ser limpas com mais frequência, pois ele proporciona uma melhor impermeabilização da peça e proteção mesmo quando lavadas.
Obs.: a peça pode ser “lavada” rapidamente com detergente e água, mas “não” pode ser deixada de “molho”, pois danifica o trabalho.
Para peças decorativas que não necessitam de limpeza extra, pode-se usar verniz acrílico, também encontrado em lojas de material de construção.
Pincel largo para aplicar o primer.
Pincéis diversos para pinturas posteriores
Esponja macia
Pano macio e alcool para limpar o vidro.
Thinner para limpar o pincel usado para aplicar o primer.



Em primeiro lugar, retire todos os rótulos e a cola que estiver no vidro.
Em alguns casos, deixar o vidro de molho em água morna facilita a remoção dos rótulos.. Em outros casos é necessários raspar e limpar com solvente como água raz.
Lave bem com água e sabão. Seque bem e passe o pano com alcool para garantir que não haverá vestigio de sujeira ou gordura. Isso é fundamental .
Passe uma demão de primer com o pincel largo e macio. Cuide sempre para não ficar sobrepondo pinceladas , pois o primer ao começar a secar, se passarmos o pincel várias vezes no mesmo lugar, começa a “formar grumos”.Uma demão uniforme é suficiente.
Deixe secar bem.


Pinte com a tinta látex, na cor que desejar. Deixe secar. Passe uma segunda demão da cor desejada, de maneira que a peça fique totalmente coberta e uniforme.
Deixe secar bem.
Você pode incrementar seu trabalho fazendo técnicas variadas na peça, esponjado, craquelê, pátina.
Recorte as figuras como desejar, no caso de guardanapos, separe a folha da estampa que vamos usar, das folhas brancas.
Depois da pintura bem seca, passe cola branca no verso das figuras e aplique no vidro na posição que preferir.
No caso dos guardanapos, por serem frágeis, aplico a cola no vidro no lugar que desejo colocar a figura, coloco o guardanapo cuidadosamente.
Coloco um saco plastico por cima e com cuidado, sobre este plástico,passo um pedaço de tecido, para alisar e retirar todas as bolhas de ar.Retire o plástico. Deixe secar.


Passe uma camada generosa de verniz vitral, neste caso uma demão bem passada é suficiente.
Ou passe duas demão de verniz acrílico, com intervalo de secagem entre elas...
Para a tampa, fiz uma capa usando um disco de tecido, com acabamento em viés. Neste caso foi colado com a cola branca, impermeabilizado com o verniz vitral e depois de seco, decorado com botões de madeira e um laço de palha da costa.
Esta tampa pode ser feita também pintada, da mesma forma que o vidro, ou ainda decorada com tecido, crochê, feltro... enfim.. do jeito que a criatividade mandar, rsrsrsrs
E então? Gostaram?Dúvidas?Sugestões?rsrsrs




Mil idéias...mil talentos...
(Clique no nome do artista e conheçam outros trabalhos...)

Preto, branco e vermelho...

Com fios coloridos...

  

By Karol Borges

Com chita...
 


Cores e texturas lindas...

By Paulo Gomes


 Um conjunto super colorido...

By Janice

 Com sisal e tecido...


by Mi Mimusk

O Luxo da Lush...


 Vocês conhecem a "LUSH"? É uma  revista de arquitetura e decoração 100% digital . Foi paixão a primeira leitura,rsrsrs
É uma revista que traz projetos grandes e luxuosos , mas que vem repleta de informação,beleza e com uma produção impecável. Vale pelas inspirações, pelas idéias, pela beleza dos detalhes...
Com periodicidade mensal, pode ser acessada gratuitamente a qualquer momento no www.revistalush.com.br. E basta se cadastrar para receber as novas edições...Aproveitem...



 Espelho, espelho meu... Não é lindo?


 Eu vejo flores em você! Como detalhes fazem a diferença...


Folhas ao vento... Maravilhoso!!!


Ohh delícia...




E por falar em brincadeiras...

 "Aceita uma xícara de chá?"rsrsrs
Olha só isso... que coisa mais cute cute... Um conjunto para chá com guardanapos, porta-xícaras e bolsa-toalha pra guardar tudo depois!
Não é uma fofura? E para o dia das crianças que está chegando, é uma ótima opção... Um mimo só...
Idéias para os meninos? Que tal uma toalha com pista de corrida para carrinhos?  Fechou, tá a "frota" toda guardada, rsrsrsrs..





Quer ver mais??? Visite: http://www.prudentbaby.com/2010/09/portable-tea-party.html

Marmitas charmosas...


Quando era criança adorava brincar com minis fogões, panelinhas, pratinhos e era óbvio que nessas horas os pacotes de biscoito, doces, frutas ou oque aparecesse na frente, acabava indo para os pratinhos, rsrsrs E se transformavam em deliciosas refeições feita por nós... ou não????kkkk
Lembro de uma miniatura de "marmita' daquelas antigas de alumínio que ganhei da minha avó e era linda...As panelinhas se encaixavam, uma de cada cor, parecidas com as das fotos, muito fofas... Eu e mais 2 irmãs... e minha mãe que volta e meia entrava na onda, kkkkk... Um festa....
Essa não é daqui do brasil, mas como a gente sempre dá um jeitinho, já estou aqui com algumas idéias.... rsrsrsrs
Afinal isso ficaria lindo na nossa cozinha de gente grande, kkkkkkk Não acham???





http://athome.kimvallee.com/2010/03/stylish-tiffins-bowls-cups-and-trays-for-your-picnics/

Vamos pintar???

Vamos criar peças lindas com a pintura em tecido?
Começamos com panos de prato, mas as possibilidades são infinitas... toalhas de mesa, toalhas de banho, camisetas, enxoval para bebês... Que tal? Gostaram?




























Material Básico :


Pano de prato de sacaria;
Placa de eucatex ou madeira de 40cm x 50cm(aproximadamente);
Cola permanente para a placa;
Carbono para riscar o modelo;
Pincéis de cabo amarelo marca Tigre- ordem 815 – nºs 02, 04, 08, 10 e 12.
Pincéis filete para contornos marca Tigre – ordem 308 - nºs 0 e 00
Tinta para tecido:

Cores kit básico: Preto, branco, marrom, amarelo pele, amarelo ouro, azul marinho, vermelho vivo, verde musgo, roxo e clareador.

Cores kit complementar: Amarelo limão, laranja, , pêssego, vermelho tomate, púrpura, vinho, violeta, rosa chá, azul caribe, azul cobalto, verde folha, verde oliva, verde pinheiro, siena natural, cerâmica, sépia, cinza lunar .
Vidro para colocar água, para limpeza dos pincéis;
Paninho para limpeza dos pincéis;
Recipiente com água limpa, para diluir a tinta se necessário.
Prato, pires ou godê, para misturar tintas;

Preparação:
Aplicar cola permanente na placa com um pincel largo, deixar secar completamente. Limpe o pincel imediatamente, pois a cola seca e pode danificá-lo.
Estique o tecido sobre a placa, deixando-o sem dobras ou nervuras.
Transfira o risco para o tecido com auxílio do carbono;


Dicas adicionais!!!!

01-Sempre lave e passe o tecido antes de pintá-lo, para eliminar resíduos de goma ou outros produtos químicos que possam interferir no resultado.

02-Trabalhe sempre em local bem iluminado e ventilado, sobre uma mesa ou bancada plana.

03-Pincéis - Hoje temos uma grande quantidade de opções de marcas e tipos de pincéis no mercado. Basicamente, trabalhamos com pincéis chanfrados, pincéis filbert e os redondos para contornos e filetes. Podemos preparar os pincéis da ordem 815, cortando suas cerdas na diagonal e passando uma lixa de unha para aparar as pontas, deixando as cerdas uniformes.Molhe apenas a ponta do pincel na tinta, evitando excessos.Limpe os pincéis ao término do trabalho, lavando-os com água e detergente ou sabão neutro.

04-Ao executar a pintura de cores sobrepostas, sempre espere a secagem da camada inferior antes de aplicar uma nova cor.


05- Uma ótima alternativa para substituir o godê são aquelas bandejas de isopor que servem de embalagem para frios e congelados. Nelas você pode fazer misturas, diluições e retirar o excesso de tinta do pincel.


06- Carbono de impressoras são perfeitos para transferir os riscos sem manchar.

07- Para proteger a mesa ou bancada de trabalho e facilitar a limpeza, forre com plástico grosso. No final do trabalho, passe um pano úmido embebido em alcool para limpar.

08-Quanto mais aberta a trama do tecido, maior será a absorção da tinta. Por exemplo, os tecidos de sacaria absorvem mais tinta que o organdi.

09-Você pode usar máquinas de xerox para ampliar e reduzir riscos, criando assim uma maior variedade de motivos.

10-Para transformar uma figura colorida num risco, faça uma cópia em preto e branco. Isto ajuda a visualizar contornos e detalhes.


Você pode criar variações à partir de cores básicas seguindo a tabela abaixo:

Amarelo + vermelho = laranja
Amarelo + azul = verde
Amarelo+ gotas de vermelho = amarelo ouro
Amarelo + verde = azul claro
Amarelo + azul = verde natural
Amarelo + vinho =+ marrom = havana
Amarelo + azul forte + marrom = mostarda
Azul + vermelho = violeta
Azul + roxo= azul rei
Azul + violeta = anil
Azul + preto = azul marinho
Azul + branco = rosa
Azul + azul = vinho
Azul + rosa = grená
Azul + violeta = lilás
Azul + azul vivo = telha
Verde + amarelo = verde-limão
Verde + laranja = ocre
Verde + marrom = verde musgo
Verde + ocre = verde folha
Verde + vermelho = marrom
Preto + branco = cinza
Preto + laranja = marrom
Preto + ocre = verde oliva


Para saber mais:

http://www.acrilex.com.br/tecnicas_tecido.asp

http://www.pinceistigre.com.br/pinctore/index.php

http://www.gatopreto.com.br/category/passo-a-passo/

http://www.corfix.com.br/default.asp

http://www.condor.ind.br/PinturaArtistica/

Pra pensar...

O fácil, o difícil e o impossível

O que chamamos de fácil nada mais é, do que aquilo que já conhecemos muito bem. E por quê conhecemos bem? Porque já convivemos com aquilo diariamente.

Mas, se pensarmos bem, veremos que uma determinada coisa se tornou fácil depois de muito tempo de convivência com ela. Descobrimos, então, que fácil é aquilo que já fizemos repetidas vezes.

Ótimo! Eu acabo de descobrir uma coisa muito importante: se fácil é aquilo que já repetimos várias vezes, daqui pra frente eu posso, então, transformar as coisas difíceis e impossíveis.

Como? Começando, desde já, a conviver com a possibilidade de alcançá-las; começando, desde já, a praticá-las; começando, desde já, e em pequenas doses, a fazer com que o impossível torne-se difícil. Mais adiante, fazendo o difícil tornar-se fácil.

Sabemos que ver as coisas dessa maneira não é fácil, é até um pouco difícil, mas também, impossível já não é mais, a partir do momento em que já descobrimos, pelo menos, qual é o caminho a seguir.

Se a vida vai ser algo fácil, difícil ou impossível, vai depender de nós mesmos. Aquilo que, nem sequer tentamos, será sempre impossível. Aquilo que começamos a tentar agora, é difícil. E, aquilo que já fazemos há muito, tornou-se algo fácil.

Texto: João de Abreu Borges

Bem Vindos!!!


Sejam Bem Vindos! Este é um lugar para compartilhar idéias de decoração e artesanato, no melhor estilo "Faça Você Mesmo"! Afinal tem algo mais gostoso do que podermos colorir e alegrar nossa casa e ainda poder dizer :" Fui eu que fiz "? Ah, eu adoro!!!rsrsrs Que tal usar e abusar da criatividade, descobrir novas habilidades ? Acredite, você pode sim!!! Beijos!
Rosana.